A presidente da Subcomissão Especial da COP30 deputada pedetista Duda Salabert (MG) e instituições ligadas aos povos originários vão discutir na próxima terça-feira (21), em audiência pública, a participação dos povos indígenas nas decisões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). (REQ. 87/25).
A reunião será na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no plenário 2, às 10 horas. O objetivo é discutir mecanismos que assegurem o protagonismo dos povos indígenas nas negociações climáticas que ocorrerão durante a conferência, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro.
Duda Salabert acrescenta que as terras indígenas têm papel central no combate ao desmatamento e nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas por apresentarem os melhores índices de conservação ambiental do país.
“É fundamental que os povos indígenas, por meio de suas organizações representativas, ocupem espaços relevantes nas negociações climáticas, nesta e nas próximas COPs”, afirma.
Ascom Lid./PDT com Agência Câmara de Notícias










