Duda Salabert consulta ministério da Saúde sobre vacina para novas variantes da Covid

Duda Salabert consulta ministério da Saúde sobre vacina para novas variantes da Covid

Com o crescimento de novos casos da Covid-19, a deputada Duda Salabert (PDT-MG), enviou o Requerimento 457/24, no qual solicita ao Ministério da Saúde informações detalhadas sobre “a disponibilização de vacinas atualizadas para as novas variantes da COVID-19”, no Brasil.

A deputada quer saber quais vacinas adaptadas para as novas variantes da COVID-19 estão autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa; quantas doses e quais vacinas foram adquiridas em 2024 para a prevenção da COVID-19; e, se há previsão de ampliar a imunização com vacinas adaptadas para as novas variantes para outros grupos da população, além dos considerados prioritários.

A deputada analisa que, assim como ocorre com o vírus da gripe, o SARS-COV-2 tem grande potencial de sofrer mutações, o que facilita o escape das proteções oferecidas pelo sistema imunológico e pela proteção das vacinas anteriormente tomadas. As vacinas feitas para as variantes anteriores continuam fazendo efeito, mas agora reduzido.

Ascom Lid./PDT