Em um Requerimento de Indicação (INC 53/26) enviado pelo deputado Dr. Mário Heringer (MG) ao segundo-secretário da Casa deputado Lula Campos, o líder da bancada pedetista sugere que seja contemplada a premiação do Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, nas solenidades legislativas de 2026
O líder considera que sendo 2026 um ano atípico e com muitos eventos, a Casa poderá ter o funcionamento reajustado, o que poderá afetar alguns atos na Câmara, entre eles a entrega do prêmio Mulheres na Ciência, que desta vez contará com a indicação da pesquisadora dra. Tatiana Lobo Coelho de Sampaio, chefe do laboratório de Biologia da Matriz Extracelular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Para o parlamentar seria lamentável não poder indicar a dra. Tatiana Lobo ao prêmio, exatamente no ano em que os resultados de sua pesquisa “se mostram suficientemente impactantes” para oficializar o teste com a polilaminina em seres humanos. O uso da laminina, proteína encontrada na placenta humana, serve para o tratamento de lesões neurológicas até recentemente consideradas irreversíveis pela ciência, como as lesões medulares.
“Se alguma homenagem pode ser adiada em virtude de ajustes de agenda, estou certo que não a que o Brasil, por meio da Casa Legislativa do seu povo, a Câmara dos Deputados, deve a essa notável pesquisadora”, considera Dr. Mário Heringer.
Criado pela Resolução 24/21, o prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é um reconhecimento da Câmara à excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade e um estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas.
Amélia Império Hamburger (1932-2011) foi uma física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Graduada pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, concluiu em 1960 o mestrado na Universidade de Pittsburgh (EUA) e foi coautora de artigo científico publicado no primeiro número da revista Physical Review Letters, de 1958. Além de outras conquistas, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física.
Ascom Bancada PDT na Câmara









