O líder do PDT na Câmara, deputado Dr. Mário Heringer (MG) participou, nesta terça-feira (26), da primeira sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e enfatizou que o colegiado precisa focar em encontrar soluções para os problemas do sistema previdenciário, e não em disputas políticas.
“Não podemos pensar nesta CPMI como um local de disputa, mas como um local de solução. Solução de um problema muito grave, muito feio, que acomete este país há muitos anos”, afirmou o deputado, líder do PDT na Câmara dos Deputados. Ele alertou que, sem um trabalho racional e efetivo, a comissão passará 180 dias “fazendo uma verdadeira guerra de bugios”, sem dar o resultado que a população brasileira espera.
Dr. Mário destacou que a corrupção no sistema previdenciário não é um problema novo e que a CPMI deve ir além da superfície, evitando atribuir responsabilidades apenas a ministros ou presidentes do INSS da vez.
Defendeu, ainda, que a comissão deve seguir o princípio da presunção de inocência, tratando ex-presidentes e ex-ministros como convidados, e não convocados, por acreditar que a maioria não tem responsabilidade direta nas ações investigadas.
Presidente do PDT de Minas Gerais, ele também ressaltou a importância da previsibilidade e transparência da CPMI. E reafirmou seu compromisso em trabalhar pela punição necessária a qualquer um que tiver sua culpa comprovada.
Ascom Lid./PDT com assessoria do deputado