O deputado Dagoberto (PDT-MS) foi escolhido nesta, quarta-feira (18/05), relator do projeto (PLN 1/16) que altera a meta de resultado primário do governo para este ano.
O parecer deverá ser votado na próxima semana no colegiado e em sessão conjunta de deputados e senadores (Congresso Nacional). O texto, porém, só será disponibilizado após a equipe econômica informar qual o déficit primário esperado para este ano, o que deve acontecer até sexta-feira (20), segundo o relator. “Vou fazer aquilo que é correto. Se comprovarem que os números têm de ser alterados, eles serão. Se comprovarem que não têm, não serão”, disse Dagoberto.
O PLN 1/16 foi elaborado pelo governo Dilma Rousseff e prevê o encerramento do ano com déficit de até R$ 96,7 bilhões, valor considerado desatualizado pela equipe do presidente interino Michel Temer. A meta oficial, que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), é de superávit primário de R$ 24 bilhões para o governo federal.
Se o número não for alterado ainda neste mês, o Executivo terá de promover um bloqueio nas despesas para cumprir o valor previsto na LDO. O governo alega que a contenção orçamentária paralisará diversas ações ministeriais.
Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara