Cultura aprova projeto de Pompeo de Mattos que confere ao município de Vila Flores o título de Capital Nacional do Filó

Cultura aprova projeto de Pompeo de Mattos que confere ao município de Vila Flores o título de Capital Nacional do Filó

A cidade de Vila Flores, no Estado do Rio Grande do Sul, poderá receber o título de “Capital Nacional do Filó Italiano”. A proposta (PL 5849/19) que confere ao município a honraria é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e foi aprovado, nesta quarta-feira (14), na Comissão de Cultura da Câmara.

O Filó que se realiza em Vila Flores é uma espécie de viagem que remonta e dá vida a antigas festividades dos imigrantes italianos, com cantorias, danças, comidas típicas e tudo o que relembra e remete a vida das comunidades italianas.

O Filó vem de filo e filo vem de festa no idioma italiano. As primeiras famílias que chegaram da Itália enfrentaram uma vida de muito trabalho e desafios para desbravar a serra gaúcha, e tinham nas horas de descanso, quando as famílias se visitavam, a oportunidade de compartilhar suas dificuldades e conquistas, geralmente onde se servia a polenta com molho, queijo, salame, regado a vinho.

“O Município de Vila Flores se destaca, já ostentando o reconhecimento de Capital Estadual do Filó, que foi conferida por intermédio da Lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul n° 14.949, de 10 de novembro de 2016 – de autoria do Deputado Estadual Gilmar Sossella”, justifica Pompeo de Mattos.

Ascom Lid./PDT