A possível compra da Latam Brasil pela Azul será tema de audiência pública da Comissão de Turismo nesta sexta-feira (20) a pedido do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE). O parlamentar ressalta que circulam notícias sobre o possível negócio nos meios de comunicação, embora a Latam negue a intenção de venda. “Faz-se necessário, portanto, melhor compreender de que forma está sendo discutida essa possível aquisição, bem como suas consequências”, argumenta.
Na opinião de Bismarck, a fusão das duas companhias “poderá desencadear graves consequência para o mercado aéreo interno”. Dentre os possíveis problemas cita o aumento de poder de mercado por um pequeno número de empresas, a diminuição drástica da concorrência, a aparição de estratégias comerciais anticompetitivas e o fechamento do Brasil para o mercado de aviação. “Com menos companhias aéreas na disputa pelo mercado, é provável que os preços aumentem em razão da falta de concorrentes”, acrescenta.
Convidados:
– diretor de Marketing e Eventos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Ministério do Turismo, Fábio Augusto Oliveira Pinheiro;
– presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo;
– diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Alcântara Noman;
– secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.
Plenário 7, às 09 horas