Comissão de Trabalho aprova proposta que veda exigência de contrapartida na oferta de estágio

Comissão de Trabalho aprova proposta que veda exigência de contrapartida na oferta de estágio

Com relatoria do líder do PDT, André Figueiredo (CE), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (28), o Projeto de Lei 449/19, que proíbe exigências discriminatórias ou qualquer contrapartida do estudante para acesso a vagas de estágio.

Para André, “é incompreensível que sejam exigidas condições de acesso ao estágio dos estudantes, que deveriam se beneficiar dessa prática como complementação de aprendizado”, sustenta o relator.

O parlamentar concorda com autor do projeto, deputado Valmir Assunção (PT-BA), ao justificar que, além de não prevista em lei, é discriminatório impor condições para a contratação, como ter veículo próprio. Isso porque, conforme argumentam, “o estudante de famílias mais humildes será excluído do benefício do estágio”.

André Figueiredo acrescenta que o estágio faz parte do projeto pedagógico da graduação, além de integrar o itinerário formativo do educando. “Com essa experiência, o estudante pode aprender competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, o que prepara o futuro profissional para a vida cidadã e o trabalho”, defende.

Ascom Lid./PDT