A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados se reúne nesta quarta-feira (27), às 17 horas, no Plenário 07, das comissões, para debater as doenças do sangue, como as leucemias. O pedido (REQ. 128/25) é da pedetista Flávia Morais (GO).
A parlamentar assina que os pacientes com Leucemia Mieloide Crônica (LMC) e outras formas da doença enfrentam uma série de obstáculos para garantir o cuidado integral no o Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre eles, o acesso a exames essenciais para o diagnóstico precoce e o monitoramento contínuo da doença, além de barreiras significativas para um tratamento adequado e oportuno.
Para Flávia Morais, o debate vai promover um diálogo construtivo entre parlamentares, autoridades públicas, especialistas, representantes de associações de pacientes e demais atores envolvidos.
“A discussão busca contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de atenção integral às pessoas com doenças hematológicas, especialmente no que se refere ao acesso a exames diagnósticos, exames de monitoramento e tratamentos eficazes no SUS”, justifica a parlamentar.
Ascom Lid./PDT