O Projeto de Lei 3936/25 do deputado Pompeo de Mattos (PDt-RS), que institui o Dia Nacional do Esporte Universitário, a ser celebrado em 30 de agosto, e estabelece seus objetivos foi aprovado pelos deputados na Comissão de Educação, nesta quarta-feira (3).
Esse dia será destinado para, entre outros pontos, render homenagens a às primeiras iniciativas estudantis para organizar o esporte universitário no Brasil, e consequentemente no hemisfério sul, em 1933, com a fundação das primeiras federações atléticas.
Em 1963, a cidade de Porto Alegre sediou a III Universíada de Verão, marcando a primeira vez que um grande evento internacional de esporte universitário foi realizado no hemisfério sul. Realizada sob a égide da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), a competição reuniu mais de 1.200 atletas de 27 países, abrangendo 9 modalidades, consolidando-se como símbolo de integração e excelência esportiva.
Para Pompeo de Mattos, criar esse dia visa não apenas celebrar o feito histórico, “mas também fomentar políticas públicas e iniciativas voltadas ao fortalecimento do esporte universitário como ferramenta de inclusão, melhoria da qualidade de vida e estímulo à permanência e conclusão do ensino superior.
Tramitação: As comissões do Esporte e Constituição e Justiça e de Cidadania serão os próximos colegiados a analisarem o projeto.
Ascom Bancada PDT na Câmara










