A Comissão de Cultura da Câmara reconheceu a importância da Seleção Brasileira e do futebol para o país. Os integrantes da Comissão aprovaram o relatório do deputado Marcelo Matos (PDT/RJ) ao PL 1429/2007, que integra a Seleção Brasileira ao Patrimônio Cultural Brasileiro.
Para Marcelo Matos, o futebol é parte da identidade nacional do brasileiro, fato reconhecido aqui e no exterior, e por isso deve ser integrado, na forma da Seleção Brasileira, no Patrimônio Cultural do país: “O futebol é parte integrante da nossa cultura popular, tão brasileiro quanto nosso carnaval de rua, as festas juninas e outras manifestações culturais e artísticas que nos definem e nos expressam. E essa arte não surgiu de qualquer iniciativa pontual. Não. Essa arte surgiu em nossas ruas, praias e parques. Foi em nossas peladas que ela se vestiu com dribles desconcertantes, passes milimétricos, chutes de parábolas improváveis e a extraordinária inventividade de quem aprendeu a se esquivar da pobreza. O futebol é um riquíssimo patrimônio cultural do Brasil.”
A proposta, que tramita em regime conclusivo, agora será analisada pelas Comissões de Esporte e de Constituição e Justiça.
Ascom/Lid. PDT