Comissão de Cultura celebra 10 anos de atividades e homenageia pedetistas que presidiram o colegiado

Comissão de Cultura celebra 10 anos de atividades e homenageia pedetistas que presidiram o colegiado

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados comemorou, nesta quarta-feira (22), os dez anos do colegiado. O evento faz parte do projeto Manifestos Culturais, promovido pela comissão desde que foi criada, em 2013. O projeto tem por objetivo valorizar as diferentes manifestações e linguagens da Cultura brasileira.

O encontro contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes e os ex-presidentes do colegiado. Na celebração, o deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) e o ex-deputado Chico D’Angelo (RJ), atual Chefe de Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, foram homenageados por terem presidido o colegiado.

O deputado Marcelo Queiroz e atual presidente da comissão, destaca que os Manifestos Culturais, compreendidos como atos artísticos para a defesa da cultura e sua transversalidade no processo legislativo, buscam ampliar o olhar sobre as pautas defendidas pela comissão por meio de diferentes linguagens, unindo os debates sobre a cultura com a expressão cultural em si.

“Foi através destas intervenções em caráter de manifesto que a comissão abriu a Casa para diversas reivindicações dos setores da Cultura, permitindo a defesa de suas pautas junto aos parlamentares”, disse.

Houve ainda uma manifestação cultural com a apresentação da cantora brasiliense Célia Porto e do maestro Rênio Quintas.

Entre outras atribuições, a Comissão de Cultura analisa proposições relacionadas: ao patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, cultural, artístico e científico; ao direito de imprensa e de expressão da atividade intelectual, artística e científica; a espetáculos públicos, datas comemorativas e homenagens cívicas; entre outros assuntos.

Ascom Lid./PDT