A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (27) a criação da subcomissão especial, “empreendedorismo digital, e impactos na sociedade e no mercado de trabalho das novas tecnologias (Internet das coisas e Inovação)”.
A subcomissão foi requerida pelo deputado Alex Santana (PDT-BA) e vai discutir e propor soluções para os entraves ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Alex Santana assinala que os rankings mundiais de inovação mostram o Brasil numa posição desconfortável. O Global Innovation Index (GII), por exemplo, colocou em 2018 o Brasil no 64º lugar entre 126 economias listadas, atrás de alguns países vizinhos, como Chile (47ª posição), Costa Rica (54ª) e México (56ª). Apesar de uma ligeira melhora no índice de 2018, o Brasil vem de uma sequência de quedas, uma vez que, em 2011, ocupava a 47ª posição.
De acordo com o deputado, após anos de expansão nos investimentos em CTI, por parte do Estado, os dispêndios foram significativamente diminuídos, especialmente após 2015, resultado de crises econômicas. “É necessário, portanto, discutir novas alternativas para o incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação no país”.
O presidente e o relator ainda serão eleitos.
Ascom Lid./PDT