Comissão aprova projeto de Flávia Morais que cria o Dia do Médico Ultrassonografista

Comissão aprova projeto de Flávia Morais que cria o Dia do Médico Ultrassonografista

Deputada Flávia Morais (PDT-GO)

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL 111.44/18), de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que institui o Dia do Médico Ultrassonografista, a ser comemorado, anualmente, no dia 21 de agosto.

O médico ultrassonografista é o profissional que visualiza os órgãos internos por meio de aparelho de ultrassom, que emite sons em contato com a pele e recebe os ecos por eles gerados, interpretando-os por computação gráfica. O exame não prejudica a saúde do paciente, é pouco dispendioso e ideal também para avaliar a evolução fetal.

O texto da proposta explica que o dia escolhido para a data comemorativa se refere àquele em que a classe profissional se organizou, a partir da fundação da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS).

A autora da proposição destaca que a contribuição destes profissionais tem sido determinante para a saúde da mulher e de nossas crianças, na medida em que é ele quem acompanha, na gravidez, o desenvolvimento do bebê, desde seus primórdios até nascimento. Para Flávia Morais, a aprovação do projeto “terá por efeito maior o destaque da atividade, e, consequentemente, sua valorização crescente enquanto especialidade que aprimora a saúde do cidadão brasileiro”.

Ascom Lid. / PDT