CCJ aprova projeto de Bismarck que institui semana da mobilização nacional para doação de órgãos

CCJ aprova projeto de Bismarck que institui semana da mobilização nacional para doação de órgãos

Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (7), com emenda, o Projeto de Lei 278/20, do deputado Eduardo Bismarck, do PDT cearense, para Instituir a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Córneas, a se realizar do dia 15 ao dia 22 de outubro de cada ano, com atividades de esclarecimento e incentivo à doação de córneas e a captação de doadores por meio de atendimento humanizado por profissionais e equipes de voluntários.

A emenda apensada ao texto foi apresentada na Comissão de Seguridade Social e Família, pela pedetista por Goiás, Flávia Morais, para que as ações, atividades e campanhas publicitárias envolvam órgãos públicos e entidades privadas para e orientar a população sobre a realização do cadastro de doadores e a importância da doação de córneas.

Bismarck explica que ainda há muitos brasileiros à espera de transplante de córnea, “mesmo sendo o procedimento de simples execução e de baixo custo, pois o fator limitante é, mesmo nos dias de hoje, a disponibilidade de doadores”.

A semana de 15 a 22 de outubro foi escolhida em homenagem à
inauguração, em 15 de outubro de 1869, do Manhattan Eyes, Ears and Throat
Hospital, primeiro banco de olhos mundial.

Conclusiva nas comissões, a proposta segue para análise no Senado, caso não haja recurso para discursão e votação no Plenário da Câmara.

Ascom Lid./PDT