Seminário Legalidade: Pedetistas exaltam luta de Brizola em defesa da democracia

Seminário Legalidade: Pedetistas exaltam luta de Brizola em defesa da democracia

Seminário Legalidade

A trajetória política e a luta de Brizola em defesa da democracia foram lembrados durante Seminário Legalidade. O evento promovido pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), teve exibição do filme “Legalidade”, que retrata o movimento histórico liderado pelo governador Leonel Brizola em 1961, defendendo a democracia e mobilizando a população na resistência pela posse do presidente João Goulart, em meio à ameaça de golpe militar.

Para o deputado André Figueiredo, ”quem estuda a Rede da Legalidade se apaixona pela coragem de Brizola, se apaixona pela liderança que ele mostra”. Segundo o líder da bancada pedetista na Câmara, “a democracia é o único caminho para se viver e construir um Brasil melhor”.

O ministro Carlos Lupi, por sua vez, destacou que o trecho da história retratado pelo filme é “o único momento em que um civil impediu um golpe militar. Não tem outro na história Brasileira”. Lupi destacou a trajetória política e a luta de Brizola em defesa da democracia e do povo brasileiro. “Esse era Leonel Brizola: comprometido com a legalidade, com a democracia, com o povo brasileiro e com um profundo amor pela Pátria”.

Após a exibição, houve um debate com o diretor do filme, Zeca Brito, parlamentares e outros convidados.

O evento contou com a presença do ministro da Previdência, Carlos Lupi, do secretário-geral do PDT e presidente da Fundação Leonel Brizola/Alberto Pasqualini, Manoel Dias, dos deputados André Figueiredo (PDT-CE), Márcio Honaiser (PDT-MA), Leônidas Cristino (PDT-CE), Max Lemos (PDT-RJ), Pompeo de Mattos (PDT-RS), entre outros.

Ascom Lid. / PDT