Aprovado projeto de Pompeo de Mattos que concede título de Capital nacional das etnias a Ijuí (RS)

Aprovado projeto de Pompeo de Mattos que concede título de Capital nacional das etnias a Ijuí (RS)

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (8) projeto do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) que concede o título de Capital nacional das etnias à cidade de Ijuí (RS). O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e não precisa passar pelo plenário, segue direto para sanção presidencial.

Ao explicar porque concede esse título a Ijuí, Pompeo de Mattos conta um pouco da história da cidade. Segundo narra, a Colônia de Ijuhy foi fundada em 19 de outubro de 1890 e recebeu imigrantes de várias nacionalidades, uma vez que houve incentivo oficial ao assentamento de colonos com conhecimento de agricultura, principalmente de colônias mais antigas do Rio Grande do Sul.

Ao chegarem à região, no entanto, explica que os imigrantes “passaram por duros desafios, como dificuldades de comunicação e entrosamento social, em meio à mata virgem, com escassos recursos e muitas vezes pouca ou nenhuma experiência com agricultura e pecuária”.

Atualmente, segundo o deputado, a cidade, localizada no Noroeste do estado, conta com “uma firme economia baseada no seu forte setor agropecuário, em seu comércio, indústrias e serviços, além de seu ensino qualificado, conferido por escolas da cidade e pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”.