André Figueiredo discute soluções para paz no Oriente Médio em reunião da Internacional Socialista

André Figueiredo discute soluções para paz no Oriente Médio em reunião da Internacional Socialista

Em reunião da Internacional Socialista (IS), nesta terça-feira(30), em Ramallah, na Palestina, o líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE) declarou o apoio do legenda à causa palestina. Acompanhado do presidente do partido e vice-presidente da IS, Carlos Lupi, e da vice-presidente nacional do sigla, Miguelina Vecchio, André Figueiredo reiterou que o Brasil sempre se posicionou a favor dos processos de paz e que o atual desvio, encabeçado pelo presidente Jair Bolsonaro, logo será corrigido, para que o país volte a trilhar no caminho da paz , da democracia e de oportunidades para os povos do Oriente Médio.

A iniciativa da IS de buscar a paz no Oriente Médio a partir da promoção do diálogo faz parte de um dos compromissos da IS, e que vem sendo executado há muitos anos, de não medir esforços para tomar decisões que apoiem a procura por uma solução para que Israel e Palestina vivam em paz, como dois Estados vizinhos e soberanos.

Recentemente a solução da criação de dois estados na região foi enfraquecida com a demolição de imóveis palestinos em uma área sob jurisdição da Autoridade Palestina. Em seu discurso na reunião, André Figueiredo desejou a solução o mais rápido possível para que o Estado PalestinWhatsApp Image 2019-07-30 at 14.24.38o ache o seu caminho de desenvolvimento. “Do mesmo modo que a descolonização da América Latina e da África, não basta controlar o território. É necessário dar um segundo passo e buscar o desenvolvimento autônomo. O Brasil, que já obteve sua independência formal há quase 200 anos, mantém-se até hoje preso a um ciclo de dependência que o prende à periferia do capitalismo e a formas mais sutis de exploração”, disse.

De acordo com a Internacional Socialista, o momento requer a discussão imediata com representantes dos partidos membros da IS com membros de outros países,  devido à conjuntura atualmente crítica para os povos da região e, também, por causa dos inúmeros desafios que os conflitos entre as duas nações trazem como consequência, a nível global e regional.

 

Ascom Lid/PDT com assessoria do deputado