A pedido de Max Lemos será criado um colegiado para acompanhar acordo entre Associação do Mercosul e União Europeia

A pedido de Max Lemos será criado um colegiado para acompanhar acordo entre Associação do Mercosul e União Europeia

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos deputados vai contar com uma subcomissão para acompanhar as negociações de um Acordo Birregional de Associação Mercosul–União Europeia. O requerimento (4/23) aprovado na quarta-feira (29) é de coautoria do pedetista Max Lemos (RJ).

“Conforme informa o governo federal, no seu portal pertinente ao Sistema Integrado de Comércio Exterior, Siscomex, o Acordo Birregional de Associação Mercosul–União Europeia formará “…uma das maiores áreas de livre comércio do mundo ao integrar um mercado de 780 milhões de habitantes e aproximadamente a quarta parte do PIB global”.

Para os autores do pedido, há expectativas de que o acordo traga bons resultados à economia brasileira, com um incremento do PIB brasileiro da ordem de US$ 87,5 bilhões em 15 anos, “podendo chegar a US$ 125 bilhões se consideradas a redução das barreiras não-tarifárias e o incremento esperado na produtividade total dos fatores de produção”.

Dado aos fatos, “essas negociações devem ser atentamente observadas por esta Casa e, mais especificamente, por este colegiado, uma vez que este Parlamento será o palco para a decisão definitiva brasileira do que vier a ser acertado entre os dois blocos econômicos”, justificam os deputados.

Ascom Lid./PDT