Deputado Federal e ex-Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, o pedetista Marcos Tavares (RJ) foi eleito nesta terça-feira (10), terceiro Vice-Presidente da Comissão de Fiscalização, Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados para a legislatura (2026-2027). O parlamentar já foi membro do colegiado como 2º Vice-Presidente (2025-2026).
Marcos Tavares ocupa pela primeira vez a cadeira como deputado federal após ser eleito com 62.086 votos. O parlamentar é advogado e pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.
Entre outras causas, o deputado tem se destacado com diversas propostas em defesa do bem-estar e proteção animal, como a que “institui um fundo federal para financiar programas de castração, adoção, educação sobre bem-estar animal e apoio financeiro a santuários e abrigos em todo o Brasil (PL 2925/25).
Recentemente, apresentou o projeto de lei (PL 121/26) que “cria leis específicas para prevenir atos cruéis contra animais que vivem em comunidades, fortalecendo a punição penal e a responsabilização civil dos agressores.
Na Câmara dos Deputados o parlamentar integra vários colegiados. Como titular, as Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da qual foi eleito para a terceira vice-presidência, e Comissão de Comunicação. É membro ainda da Comissão Externa sobre Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas no País e da Comissão Especial da Imunidade sobre IPVA de Veículos Específicos (PEC 072/23).
Na Suplência, faz parte das comissões de Viação e Transportes; Minas e Energia; Saúde; Esporte; e Comissão de Trabalho, bem como da Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.
Ascom Bancada PDT na Câmara









