Nesta quarta-feira (5), às 14h, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debate o Projeto de Lei 8083/17, que reconhece a capital do Estado do Pará, Belém, como Capital Nacional do Açaí, em reconhecimento à sua relevância produtiva, cultural e ambiental.
O estado se destaca como principal produtor de açaí do Brasil, sendo o fruto um dos maiores símbolos da identidade cultural e econômica da Amazônia. Assim, forma, o debate visa reunir subsídios técnicos, econômicos e socioculturais sobre a importância do açaí na economia local e nacional, além de discutir o impacto simbólico e estratégico dessa titulação no fortalecimento da bioeconomia amazônica e da valorização das cadeias agroextrativistas.
Foram convidados para o encontro o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho; o Prefeito de Belém, Igor Normando; o Presidente da Câmara Municipal de Belém, John Wayne; e outras autoridades.
Também estará presente o ex-deputado pedetista Giovanni Queiroz, que foi cinco vezes deputado federal pelo estado do Pará. Em um dos mandados foi Líder da bancada na Câmara Federal. Giovanni ocupou ainda a cadeira de presidente nacional dos Correios e, atualmente, pela terceira vez, é Secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca no Estado do Pará – Sedap.
Ascom Lid./PDT










