O município de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul, foi declarado Capital Nacional da Observação de Aves, na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. A proposta (PL 3137/25) é do deputado Afonso Motta (PDT-RS) e foi aprovada no colegiado nesta quarta-feira (22), sob o relatório do também pedetista André Figueiredo (CE).
Barra do Quaraí está situada na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai, e abriga o Parque Estadual do Espinilho, a única unidade de conservação no Brasil com vegetação do tipo espinilho (Prosopis affinis). Este bioma singular abriga mais de 270 espécies de aves, incluindo espécies endêmicas, migratórias e ameaçadas, como o Cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), cuja população remanescente no Brasil é monitorada nesta região.
“O reconhecimento como Capital Nacional da Observação de Aves fortalecerá a identidade ecológica da cidade, atrairá investimentos, ampliará o turismo sustentável e promoverá ações de conservação do patrimônio natural brasileiro”, justifica Afonso Motta.
Ascom Lid./PDT










