Nesta quarta-feira (15), às 17h, o PDT oficializará em cerimônia na sede nacional da legenda, em Brasília, a filiação de Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte e pré-candidato a governador de Minas Gerais em 2026. O evento contará com a presença do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e dos membros das bancadas de deputados e senadores.
Nascido em 25 de março de 1959, em Belo Horizonte (MG), Alexandre Kalil é um empresário, dirigente esportivo.
O convite para a filiação partiu do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho. A decisão contou com o aval das principais lideranças pedetistas, que enxergam em Kalil um nome competitivo.
O presidente estadual do PDT e líder da bancada na Câmara, deputado Dr. Mário Heringer, declarou que “Kalil já é um querido antigo”. Após o evento em Brasília, o ex-prefeito será homenageado em um jantar na casa do próprio Heringer, com presença de parlamentares e dirigentes do partido.
Carreira Política:
Chegou a registrar-se como candidato a uma vaga de deputado federal por Minas Gerais em 2014, porém desistiu do pleito.
Em 2016, concorreu à prefeitura de Belo Horizonte. Elegeu-se prefeito com cerca de 52,98% dos votos no segundo turno.
Em 2020, foi reeleito em primeiro turno com 63,36% dos votos. Em 28 de março de 2022, renunciou à Prefeitura de Belo Horizonte, com vistas à candidatura ao governo de Minas Gerais. No pleito, obteve 3.805.182 votos, ficando em segundo lugar.
Ascom Lid./PDT










