A comissão especial que discute um novo marco regulatório para os portos (PL 733/25) debate em audiência pública, entre outros assuntos, a “Desburocratização e os impactos da proposta no setor de Agronegócios, em especial quanto aos exportadores de café”. O encontro atende pedido (REQ. 3/25) do pedetista Leo Prates (BA) e de outros parlamentares.
A audiência está convocada para a próxima quarta-feira (20), às 14h30, no Plenário 06, Anexo II, da Câmara dos Deputados. do
O projeto substitui a lei em vigor desde 2013. Com 151 artigos, o texto promove uma série de alterações na regulação, na precificação dos serviços, na contratação de mão de obra e no licenciamento ambiental.
A proposta é de autoria do deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA) e replica o anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas criada pela Câmara que estudou uma nova legislação para o setor portuário. O anteprojeto foi aprovado pelo grupo no ano passado.
Uma das principais mudanças que o PL 733/25 traz é o licenciamento ambiental integrado dos portos públicos, o que dispensará as licenças individualizadas para a instalação de terminais portuários e de cruzeiros.
O texto também estabelece que os preços a serem praticados pelos terminais dos portos serão negociados livremente, desde que respeitadas as normas concorrenciais. Atualmente, as tarifas portuárias são estabelecidas ou supervisionadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Confira a lista de convidados.
Ascom Lid./PDT