O Líder do PDT na Câmara, deputado Dr. Mário Heringer (PDT-MG), apresentou o Projeto de Lei 2578/25, que inscreve o nome do fotógrafo e escritor Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília.
Falecido em 23 de maio deste ano, aos 81 anos, Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Como fotógrafo e escritor, recebeu vários prêmios, como “Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes”, 1998 e pela publicação do livro “Trabalhadores”.
Em sua justificativa, o deputado destacou a vasta e impactante obra de Salgado, que, segundo ele, transcende a fotografia para se tornar um testemunho da humanidade e do planeta. “Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, mineiro da pequena cidade de Aimorés, no Vale do Rio Doce, é um desses nomes cuja memória nem o tempo tem força de apagar”, afirmou o parlamentar.
O líder do PDT enfatizou a característica marcante da fotografia de Salgado: “A autoralidade inconfundível da fotografia de Sebastião Salgado transborda uma estética militante, profundamente ética e não hedônica”.
“A beleza da verdade que descortina – despida de cenários, arranjos, floreios e artifícios – e a sensibilidade de um espírito humanitário hiperbólico fazem de Salgado um gênio ímpar na arte de tocar o mais humano em nós por meio de uma fotografia que documenta com igual maestria o sublime e o abjeto, a felicidade e a dor, a vida e a morte”, sublinhou o deputado.
Além do legado fotográfico, o Projeto de Lei ressalta a atuação ambiental de Salgado e sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado, através do Instituto Terra.
“A fundação do Instituto Terra e a impressionante e emocionante recuperação florestal empreendida por Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Deluiz Wanick Salgado, em uma antiga fazenda de Aimorés, MG, resultou no plantio de cerca de quatro milhões de mudas de espécies nativas da flora local e no surgimento de uma densa e biodiversa floresta onde antes só havia devastação”, explicou o pedetista.
Para o deputado, essa iniciativa é um “exemplo vivo para governos e particulares de todo o mundo de que é possível mudar o rumo das coisas quando se tem vontade, amor, abnegação e fé no que se faz.”
O Projeto segue para análise das comissões da Câmara dos Deputados.