Weverton Rocha defende exclusividade da Petrobras na exploração do Pré-Sal

Weverton Rocha defende exclusividade da Petrobras na exploração do Pré-Sal

O líder do PDT na Câmara, Weverton Rocha (MA) defendeu, nesta terça-feira (17/05), que a Petrobras continue sendo a exploradora exclusiva dos campos de pré-sal.  O parlamentou participou de audiência pública  na Comissão Especial que analisa o projeto que retira da estatal brasileira a obrigatoriedade de participar da extração de petróleo da camada pré-sal (PL 4567/16).Além de acabar com a exclusividade, o projeto desobriga a estatal de participar com pelo menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração da camada.
Atualmente, a Lei 12.351/10 determina que a Petrobras seja a operadora exclusiva de todas as atividades de exploração do pré-sal, desde a avaliação dos poços até a instalação e desativação dos equipamentos de produção.

O líder  afirmou que seu partido é contrário a essa proposta. “O PDT irá lutar frontalmente contra essa tentativa de desmonte que Senador José Serra propõe fazer na Petrobras com o PL 4567”. Weverton Rocha  acrescenta que qualquer mudança no processo de exploração de petróleo tem que ser minunciosamente discutido na Câmara.“A descoberta de petróleo na camada pré-sal tem chamado a atenção do mundo inteiro”, afirma,  Rocha, que é um dos autores do pedido para realização do debate.
O pedetista destacou ainda que  Petrobras detém experiência mundial na exploração de águas profundas e conseguiu reduzir os custos de produção do petróleo no pré-sal para níveis menores que os de empresas concorrentes.