Texto de Pompeo de Mattos troca a nomenclatura de Suplente de Secretário para Secretário Adjunto da Mesa

Texto de Pompeo de Mattos troca a nomenclatura de Suplente de Secretário para Secretário Adjunto da Mesa

A nomenclatura do “Suplente de Secretário da Mesa” poderá passar a intitular-se “Secretário Adjunto da Mesa”. O Projeto de Resolução (PRC) 109/23 para alterar o Regimento Interno da Câmara dos Deputados é do pedetista Pompeo de Mattos (RS).

Para Pompeo de Mattos, o termo “Suplente de Secretário da Mesa” suscita dúvidas e pode gerar confusões no entendimento do cidadão comum que, se não conseguir fazer a devida interpretação, associará o termo a suplente de deputado federal, “que pode comprometer a compreensão clara das funções do cargo e de sua importância no contexto das atividades legislativas”.

Assim, justifica o parlamentar, mudar a nomenclatura para “Secretário Adjunto da Mesa”, eliminará as dúvidas e ficarão distintas as posições de suplente de deputado e suplente de membro da Mesa.

“A mudança de nomenclatura, portanto, não se trata apenas de uma questão de terminologia, mas de uma medida estratégica que visa a eliminar potenciais mal-entendidos e a fortalecer a compreensão coletiva das diferentes funções desempenhadas por membros da Câmara dos Deputados”, finaliza Pompeo de Mattos.