Subcomissão irá debater doenças raras

Subcomissão irá debater doenças raras

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (26), uma subcomissão destinada a acompanhar e propor aprimoramentos legislativos ao tratamento de doenças raras pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), autor do pedido e presidente do colegiado, atualmente, no Espírito Santo, aproximadamente 280 mil capixabas têm algum tipo de doença rara. No Brasil, esse número é ainda maior e chega a 13 milhões. Diante desse cenário, o deputado comenta que a maior parte dos cidadãos não tem acesso aos serviços de saúde de qualidade.

Para o parlamentar, a criação da subcomissão é necessária para sugerir e votar projetos, assim, facilitando o diagnóstico e tratamento aos pacientes acometidos por doenças raras. “Acreditamos que uma subcomissão nesse sentido terá os meios necessários para atuar em prol de brasileiros com doenças raras”, defendeu Sérgio Vidigal.

A subcomissão especial é composta por nove membros titulares e suplentes, e terá 90 dias, podendo ser renovada pelo mesmo período.

Ascom Lid./PDT com assessoria do deputado