O deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) solicitou (Requerimento 1945/23) e a Câmara instala nesta terça-feira (29), às 17h, no plenário 15 das comissões, a Frente Parlamentar em Defesa da Carnaúba e seus derivados. O grupo também vai prestar apoio ao produtor, aos trabalhadores e a toda cadeia produtiva do setor e debater e propor alternativas para a solução de problemas e entraves que dificultam as suas atividades.
Leônidas Cristino é ainda autor do Projeto de Lei 1894/22, em análise na Casa, que regulamenta a profissão de “carnaubeiro”. A matéria é terminativa nas comissões e aguarda a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A carnaúba, cujo nome científico é copernicia prunífera, deriva do tupi e é encontrada no nordeste brasileiro. Para o nordestino, é chamada de “árvore da vida”, pois todas as partes da planta são aproveitadas pelo homem. “Carnaubeiro é o profissional contratado por pessoa física ou jurídica que explore o extrativismo da palha da carnaúba e do feitio da cera de carnaúba”, explica o deputado.
Ascom Lid./PDT