Seminário da Comissão de Educação debate ensino em tempo integral

Seminário da Comissão de Educação debate ensino em tempo integral

A pedido do deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), a Comissão de Educação realiza, na próxima terça-feira (23/04), seminário para discutir o ensino médio em tempo integral. Para o parlamentar, os resultados desse modelo “são bastante animadores, com destaque para os menores índices de evasão, de reprovação e de distorção entre idade e série dos alunos.

De acordo com o pedetista, estudo de 2017 do Instituto Natura com escolas em tempo integral em Pernambuco mostrou que o abandono escolar é 90% menor, há 40% menos reprovação e a distorção idade-série é 60% inferior. Idilvan ressalta ainda que o modelo tem o mérito de ser eficaz independentemente do nível socioeconômico dos estudantes. “Alunos com piores condições iniciais atingem os mesmos resultados que os demais”.

O parlamentar lembra ainda que o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/14) estabelece que, no mínimo, 50% das escolas públicas devem oferecer ensino em tempo integral, atendendo, pelo menos,  25% dos alunos da educação básica. “Em 2017, o percentual era de somente 17,4% dos alunos, sendo  A maior parte dos estudantes da modalidade encontrava-se no Nordeste (22,9%), em seguida, vinha a região Sul (17%)”, compara.

Para debate, que será dividido em dois painéis,  foram convidados:

Painel 1: Ensino Médio em Tempo Integral – conceito e evidências de impacto.

– o diretor-presidente do Instituto Sonho Grande, Igor Lima;

– o diretor de Estratégia Política do movimento Todos pela Educação, João Marcelo Borges; e

– a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pesquisadora da Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) Tássia Souza Cruz.

Painel 2: Experiências de Sucesso do Ensino Médio em Tempo Integral – Ceará e Pernambuco

– o secretário executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Vasconcelos Mendes;

– o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio; e

– o estudante do Programa Jovem protagonista Vitor da Silva Camilo.