Proposta de Max Lemos cria programa para facilitar reintegração de pessoas desempregadas no mercado de trabalho

Proposta de Max Lemos cria programa para facilitar reintegração de pessoas desempregadas no mercado de trabalho

Dados do IBGE apontam que a taxa de desemprego no Brasil subiu 8,8% no primeiro trimestre de 2023. Atento a isso, o pedetista Max Lemos (RJ) apresentou o Projeto de Lei 2911/23, que estabelece um programa de auxílio financeiro (Bolsa Emprego) destinado a indivíduos desempregados, para facilitar sua reintegração no mercado de trabalho .

Pelo texto proposto, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) irá regulamentar o programa, em parceria com órgãos estaduais e municipais. Além disso, o MTE determinará o valor da bolsa que vai beneficiar o cidadão desempregado, com idade igual ou superior a 18 anos e inscrito nos órgãos de emprego do governo federal, estadual ou municipal.

O prazo máximo para a concessão da Bolsa Emprego será de um ano (12 meses). Após esse período, o beneficiário deverá buscar outras formas de sustento e não poderá se candidatar novamente à bolsa antes de completar dois anos (24 meses). O Ministério do Trabalho e Emprego será responsável por fiscalizar o cumprimento das obrigações por parte dos beneficiários, bem como pela gestão e manutenção do programa.

Max Lemos ressalta que “o programa não é uma medida assistencialista, mas sim um instrumento de incentivo e apoio temporário para aqueles que se encontram em situação de desemprego”, com objetivo de promover a independência financeira e estimular a busca por emprego e a qualificação profissional.

Ascom Lid./PDT