O deputado pedetista Jesus Sérgio (AC) apresentou uma proposta (PL 1905/22) que altera a Lei 662, de abril de 1949, para acrescentar ao calendário mais um dia de feriado nacional, o Dia de Corpus Christi;
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Ao se tornar lei, a festa de Corpus Christi se juntará a outros feriados nacionais, como: 1º de janeiro (Confraternização Universal); 21 de abril (Morte de Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho); 7 de setembro (Independência do Brasil); 2 de novembro (Finados); 15 de novembro (Proclamação da República); e 25 de dezembro (Natal).
Jesus Sérgio relata que para a população acompanhar a festa, tradicionalmente, estados e municípios decretam ponto facultativo. Em alguns, a data é feriado local. No entanto, a data não está incluída entre os feriados nacionais.
“O que se quer é que todos os brasileiros, em todo o território nacional, tenham o mesmo direito de usufruir de um feriado no dia em que se celebra o Santíssimo Sacramento”, justifica.
Ascom Lid./PDT