Eduardo Bismarck apresenta projetos para proteger animais e meio ambiente

Eduardo Bismarck apresenta projetos para proteger animais e meio ambiente

Tramita na Câmara proposta (PL 348/2020) do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) para proibir, em âmbito nacional, a confecção, a importação, a comercialização e adereços confeccionados com pele, couro ou pena de origem animal, em fantasias carnavalescas.

Para Bismarck, a produção de vestimentas com pele de animal é cruel. Todos os anos, milhões de espécies são abatidas de forma ‘impiedosa e agonizante’ por pura vaidade. “A indústria da pele mantém os animais presos em jaulas minúsculas e sujas, expostas ao sol e à chuva, de forma totalmente vulnerável. Além dos animais mantidos em cativeiro por suas peles, milhões de outros são mortos na natureza para esse fim”.

Outra proposta do parlamentar (PL 347/2020) proíbe manipular, fabricar, importar, comercializar e usar glitter ou purpurina metálica ou plástica que contenham a adição intencional de microesferas de plástico.

O deputado esclarece que os glitters e purpurinas são compostos de microesferas de plástico, ou seja, partículas plásticas sólidas com tamanho inferior a cinco milímetros. “Tal material, por não ser biodegradável ou filtrável, não fica contido no tratamento de esgoto e vai parar na água potável e nos mares”.

As matérias ainda vão ser distribuídas para análises nas devidas comissões temáticas.

Ascom Lid./PDT