Projeto de Wolney Queiroz assegura mudança do dia de folga semanal por motivo religioso

Projeto de Wolney Queiroz assegura mudança do dia de folga semanal por motivo religioso

Proposta do deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) permite a trabalhadores alterar o dia da folga semanal por motivo religioso (PL 3346/2019). Queiroz argumenta que o cristianismo teve papel fundamental na transformação do domingo em dia de repouso semanal. Outras religiões, no entanto, contam com dias diferentes de culto e também precisam ser respeitadas, argumenta.

Na opinião do parlamentar, “com a proposta, o Estado garantirá o livre exercício do trabalho sem descuidar da escusa de consciência do empregado e do seu direito de descanso, e sem prejudicar o exercício das atividades da empresa”.

De acordo com o texto, além de mudar o dia de descanso remunerado, o empregado poderá optar por acréscimo de horas diárias ou troca de turno para compensar eventuais horas não trabalhadas. A comunicação da ausência devido à consciência de credo deverá ser feita antecipadamente.

Caso o empregador não aceite o pedido, com justificativa sobre a impossibilidade de ajuste de rotina, o empregado poderá rescindir o contrato sem prejuízo do tempo trabalhado e direitos assegurados. O empregador precisará justificar a dispensa do candidato se não for possível executar o serviço em horário alternativo ao do evento religioso.

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara