Projeto de Pompeo de Mattos declara os Quatro Troncos Missioneiros patronos da música nativista

Projeto de Pompeo de Mattos declara os Quatro Troncos Missioneiros patronos da música nativista

Deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS)

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 888/24) que declara Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça, conhecidos como os Quatro Troncos Missioneiros, patronos da música nativista, reconhecendo suas contribuições à cultura e à música nativista e missioneira.

A música nativista é um dos pilares da cultura gaúcha. Originada no seio das comunidades rurais e influenciada pela vasta diversidade cultural da região, é uma celebração da terra, de suas gentes e de suas histórias. Ao longo dos anos, esta expressão musical evoluiu, incorporando elementos modernos sem perder sua essência e raízes. Ela fala da vida, das lutas, das alegrias e tristezas do povo gaúcho, constituindo-se como um importante veículo de preservação da memória cultural e histórica do Rio Grande do Sul.

Dentro deste panorama, os Quatro Troncos Missioneiros – Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça – emergem como figuras centrais na preservação e divulgação da música nativista do Rio Grande do Sul. Cada um, a sua maneira, contribuiu significativamente para a cultura musical da região, enraizando ainda mais a identidade missioneira na consciência do povo gaúcho.

O autor da proposta diz que a importância cultural, econômica e histórica da obra dos Quatro Troncos Missioneiros transcende o âmbito local, contribuindo para a valorização e o reconhecimento da música nativista em âmbito nacional e internacional. Para o parlamentar, sua música fomenta não apenas o turismo na região das Missões, mas também inspira novas gerações de artistas e pesquisadores, garantindo a continuidade e a renovação da tradição musical missioneira. “Através de suas canções, poesias e histórias, eles mantiveram viva a memória de um povo resiliente, criativo e profundamente ligado às suas raízes”, diz Pompeo de Mattos.

Ascom Lid. / PDT