Projeto de Marcos Tavares cria Programa Crianças Amigas dos Animais

Projeto de Marcos Tavares cria Programa Crianças Amigas dos Animais

Deputado Marcos Tavares (PDT-RJ

Com atuação marcante nas causas de defesa dos animais, o deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 5137/23) que institui o Programa Crianças Amigas dos Animais, para incentivar estudantes do ensino fundamental I (1ª a 5ª série) da rede de ensino à leitura para pets que se encontram em abrigos, e ensiná-las sobre a importância de cuidar de um animal e protegê-lo.

Segundo o texto da proposição, toda a rede de ensino do País deverá adequar-se à nova lei, para, pelo menos uma vez a cada bimestre, promover o encontro de crianças com abrigos de animais.  O objetivo é socializar estes jovens com cães e gatos, tornando os animais mais sociáveis, para facilitar as adoções, e fazendo as crianças adeptas da causa animal. Se aprovado o projeto, o Ministério da Educação ficará responsável pela fiscalização da execução do programa, em parceria com as secretarias de Educação dos entes federativos.

O autor da proposta explica que as crianças receberão um treinamento, no qual aprenderão a ler a linguagem corporal dos animais, para dizer se eles estão se sentindo à vontade, ou se estão ansiosos durante as leituras. Após passarem pelo treinamento, os estudantes serão então estimulados a sentar com um livro na frente ao espaço ocupado por um dos cães ou gatos do abrigo, para iniciar a leitura e analisar seus comportamentos.

“A causa animal é de extrema importância e deve crescer cada vez mais, para conscientizar desde cedo as pessoas sobre a necessidade de tratá-los com amor e cuidado, além de abominar qualquer ato de crueldade”, defende Marcos Tavares.

Ascom Lid. / PDT