A Câmara dos Deputados vai analisar uma proposta do pedetista baiano, Leo Prates, com ações de prevenção e redução de transtornos mentais para a agricultora e o agricultor rural. O projeto de Lei 1751/25 institui um programa para reduzir os índices de suicídio no campo.
De acordo com o texto, as unidades básicas de saúde deverão, de forma gratuita, disponibilizar psicólogos para atender a população e desenvolver campanhas de conscientização sobre a saúde mental e o suicídio de trabalhadores no campo.
Além das ações já citadas, o programa também cria grupos de apoio e terapia comunitária; sugere formar parcerias com organizações que trabalhem com saúde mental com para promover eventos e atividades com o objetivo fortalecer eventos e atividades à população.
Leo Prates observa que há registro de regiões em que mais de 12% dos agricultores tentaram o suicídio. Segundo ele, isso decorre devido à resiliência e ao trabalho duro, que os trabalhadores enfrentam, com desafios emocionais e financeiros “sem precedentes”.
Clique aqui para acompanhar o andamento da matéria
Ascom Lid./PDT