A Câmara dos Deputados vai analisar uma proposta (projeto de lei 3258/25) da deputada Flávia Morais (PDT-GO) que inclui a Temporada de Praia do Rio Araguaia, a ser celebrada anualmente entre os meses de junho e agosto, no calendário oficial de eventos temporais.
A deputada aponta que nesse período, tempo de estiagem na Região Centro-Oeste e Norte, nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará, as águas do Araguaia recuam e revelam praias naturais de areia fina, transformando o rio em um cenário de beleza única e proporcionando atividades culturais, esportivas, gastronômicas e ambientais.
Segundo a deputada, o fenômeno atrai turistas, que movimenta a economia local, impulsiona o comércio, o setor hoteleiro e outras frentes, além de gerar o emprego temporário e fomentar o empreendedorismo regional.
“Incluir a Temporada de Praia do Rio Araguaia no Calendário Oficial de Eventos Nacionais é um reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento sustentável das regiões banhadas pelo rio e uma oportunidade de consolidar políticas públicas de incentivo ao turismo ecológico, à proteção ambiental e à valorização da cultura local” justifica Flávia Morais.
Ascom Lid./PDT