Projeto de Bismarck que cria o dia Nacional do Guia de Turismo é aprovado em comissão

Projeto de Bismarck que cria o dia Nacional do Guia de Turismo é aprovado em comissão

A comissão de Cultura da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (21), proposta (projeto de lei 2886/22) do pedetista cearense, Eduardo Bismarck, que institui o Dia Nacional do Guia de Turismo, a ser celebrado, anualmente, no dia 10 de maio. A proposição já tramitou na Câmara, por autoria do ex-deputado Bismarck Maia, pai de Eduardo Bismarck.

A Profissão foi regulamentada na Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

“Considerado anfitrião e embaixador da receptividade, o guia de turismo é um dos importantes sujeitos existentes na cadeia produtiva do mercado da indústria do turismo, abrangendo mais de 24 mil trabalhadores e trabalhadoras e contribui não só para o desenvolvimento do setor, mas para cerca de 8,1% do PIB nacional”, relata Bismarck.

Para o autor da proposta, esta é uma grande homenagem aos guias, que são incansáveis no auxílio e entretenimento dos turistas. Portanto, merecem o reconhecimento, em nome do trabalho que fazem para a promoção do turismo no país.

“Meu Estado, o Ceará, tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas. As praias, a culinária, a hospitalidade do povo e o artesanato são elementos que atraem brasileiros e estrangeiros do mundo todo e o guia de turismo é o profissional indispensável para cativar os visitantes”, justifica.

Ascom Lid./PDT