Professora Goreth debate com especialistas a eficácia da pedagogia restaurativa no combate à violência escolar

Professora Goreth debate com especialistas a eficácia da pedagogia restaurativa no combate à violência escolar

A pedetista, deputada Professora Goreth (AP), debateu na Comissão de Educação da Câmara nesta terça-feira (24), a contribuição da pedagogia restaurativa no enfrentamento à violência nas escolas. No encontro estavam especialistas, magistrados, promotores de justiça e representantes de entidades ligadas à educação.

A pedagogia restaurativa é uma abordagem que se concentra na resolução de conflitos de maneira não violenta, promovendo o diálogo, o entendimento e a reconciliação. Através de círculos de discussão e outros métodos participativos, os estudantes são incentivados a compreender as consequências de suas ações, expressar seus sentimentos e trabalhar juntos para encontrar soluções para os conflitos.

Durante a audiência pública, vários participantes destacaram a importância da Pedagogia Restaurativa como uma ferramenta valiosa para criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Ressaltaram ainda que, ao promover a empatia, a comunicação e a responsabilidade, a Pedagogia Restaurativa ajuda a prevenir situações de violência, bullying e agressões nas escolas.

Ao encerrar o debate, a professora Goreth destacou o compromisso do legislativo em apoiar iniciativas que busquem melhorar a qualidade da educação e garantir a segurança dos estudantes.

“É preciso unir esforços e é por esse motivo que nós propusemos essa audiência pública. É preciso desenvolver novas competências e habilidades em todos nós. É preciso termos e insistirmos nas formações continuadas, não só de professores, mas de merendeira, de serventes, de transportadores, da comunidade escolar e das famílias. Precisamos capacitar a todos para adquiriram competências e habilidades para a promoção da cultura de paz”, finalizou.

Na análise da deputada, a audiência pública serviu como um marco importante no reconhecimento da Pedagogia Restaurativa como uma ferramenta eficaz no enfrentamento à violência nas escolas. A discussão e o interesse crescentes por essa abordagem mostram um passo significativo em direção a um ambiente escolar mais pacífico e favorável ao desenvolvimento integral dos estudantes no Brasil.

Clique no link para ver a Audiência Pública na íntegra

Ascom Lid./PDT com assessoria da deputada