Plenário da Câmara aprova projeto da Professora Goreth que define diretrizes para promoção de cultura da paz nas escolas

Plenário da Câmara aprova projeto da Professora Goreth que define diretrizes para promoção de cultura da paz nas escolas

Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) projeto de lei 1482/23, de autoria da deputada Professora Goreth (PDT-AP), que traz objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Promoção da Cultura da Paz nas Escolas, a ser implementada em regime de colaboração entre os governos federal, estaduais e municipais. A proposta será enviada ao Senado.

O projeto foi aprovado com texto da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Segundo a proposta, deverão ser criados protocolos de prevenção e de gestão de crise para lidar com situações de violência nas escolas públicas e privadas.

Esses protocolos deverão prever ações específicas para cada tipo de violência que possa ocorrer no ambiente escolar, assim como ações preventivas: campanhas educativas, palestras e atividades pedagógicas para fomentar a cultura de paz e o respeito ao outro.

Para tornar efetiva a política, a ser regulamentada pelo Poder Executivo, serão admitidas parcerias, cooperação técnica e financeira com agentes públicos, privados e do terceiro setor.

A política será implementada, monitorada e avaliada de forma articulada entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Objetivos
O projeto cita nove objetivos para a política nacional de paz nas escolas, dentre os quais:

  • adoção de medidas preventivas e educativas para controlar atos de violência no ambiente escolar;
  • oferta de suporte e assistência psicológica prioritariamente a estudantes envolvidos em situações que ameacem a segurança e a cultura de paz;
  • fomentar instâncias estudantis participativas, como representação de turmas, comissões e grêmios para ampliar e garantir a participação ativa dos estudantes no dia a dia e nas decisões da escola; e
  • criação de mecanismos para ampliar o envolvimento das famílias e responsáveis legais dos alunos na conscientização, na prevenção e no combate à violência nas escolas.

Princípios
Quanto aos princípios, o texto de Lídice da Mata lista dez, dos quais destacam-se:

  • valorização do diálogo e convívio entre gerações;
  • redução da marginalização e das desigualdades sociais como forma de prevenção à violência;
  • promoção do diálogo e da comunicação efetiva entre os membros da comunidade escolar para estimular a escuta ativa, a empatia e a compreensão mútua; e
  • resolução pacífica de conflitos por meio de estratégias de mediação, negociação, diálogo e outros métodos alternativos para solução de conflitos.

Diretrizes
Em relação às diretrizes para a formulação da política, o texto estabelece 11 delas, como:

  • estimular a participação dos estudantes, professores e funcionários das escolas públicas em atividades que incentivem a cultura da paz;
  • desenvolver e disseminar materiais educativos sobre a cultura de paz e a prevenção da violência nas escolas;
  • capacitar os profissionais da educação em práticas pedagógicas voltadas para a prevenção da violência e para a promoção da cultura de paz; e
  • estimular a criação de espaços de convivência e diálogo nas escolas para a promoção da cultura da paz.

Ascom Liderança do PDT com Agência Câmara de Notícias