Os deputados pedetistas André Figueiredo (CE), líder da bancada do partido na Câmara, e Weverton Rocha (MA), líder da Minoria, estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
O DIAP publicou, nesta segunda-feira (17/09), a lista dos “Cem Cabeças” do Congresso, que, segundo o órgão, são aqueles parlamentares que conseguem se destacar dos demais por suas habilidades na condução dos debates, negociações, articulações, além da facilidade para liderar, decidir, definir posições, elaborar e pautar propostas. São os congressistas que exercem real influência no processo decisório, na Câmara ou no Senado Federal, e sobre os atores nele envolvidos.
Nesta pesquisa, que está na 24ª edição, os dois deputados pedetistas e um senador da legenda, Acir Gurgacz (RO), foram considerados influentes na categoria negociador.
Segundo o Departamento Intersindical, são considerados negociadores, em geral líderes ou vice-líderes partidários, os parlamentares que, investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos, sentam-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões. Além disso, são parlamentares experientes e respeitados por seus pares, que sabem ouvir e respeitar a vontade da maioria mantendo coeso seu grupo político, sem abrir mão de suas convicções políticas. Entre os atributos indispensáveis ao bom negociador, de acordo com o DIAP, estão a credibilidade, a urbanidade no trato, o controle emocional, a habilidade no uso das palavras, discrição e, sobretudo, capacidade de transigir.
Além dos “100 Cabeças”, o DIAP divulga ainda levantamento incluindo na publicação outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, e que podem estar futuramente na elite parlamentar. Integram esse grupo outros três pedetistas: os deputados Wolney Queiroz (PE) e Ronaldo Lessa (AL), e a senadora Kátia Abreu (TO).ra Kátia Abreu (TO).
Ascom Lid./PDT