Pedetistas e parlamentares da oposição defendem o Judiciário e condenam “flerte autoritário” do Executivo

Pedetistas e parlamentares da oposição defendem o Judiciário e condenam “flerte autoritário” do Executivo

Os deputados pedetistas Wolney Queiroz (PE), líder do partido, e André Figueiredo (CE), líder da Oposição na Câmara, juntamente com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e outros parlamentares de partidos oposicionistas divulgaram nesta terça-feira (9) um manifesto em defesa do Poder Judiciário. O texto repudia ataques, do governo federal e de seus apoiadores, aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento condena os “flertes autoritários do Executivo” e a “pressuposição de superioridade” adotada na crítica aos outros Poderes. Também ressalta que a ideia de uma autoridade individual acima de todas as outras, agindo como um “moderador”, deve ser rejeitada.

“A concentração de todos os poderes nas mãos de uma só pessoa felizmente foi vencida há séculos, superando-se a fase em que alguém podia dizer ‘O Estado sou eu’. São tempos dos quais não se deve ter saudades”, diz o texto.

Os signatários alertam que o país vive a sua “mais grave crise” em décadas, alertam para a diferença entre livre manifestação e “discursos de ódio” e reiteram seus compromissos com a Constituição Federal e a garantia das liberdades democráticas.

Leia aqui o manifesto

Ascom Lid./PDT com Ag. Câmara