Em meio a polêmicas provocadas por Paulo Guedes nos últimos dias, o deputado pedetista Paulo Ramos (RJ) anunciou nesta quinta-feira (13) que apresentará ainda hoje no Supremo Tribunal Federal representação contra o ministro da Economia. O parlamentar afirma que Guedes já é investigado em vários processos e pede a continuação dos inquéritos pelo STF. O deputado defende também o afastamento de Guedes do cargo, uma vez que poderia interferir nos processos.
Na opinião de Paulo Ramos, por participar em diferentes sociedades empresariais e em fundos de investimento, o ministro da Economia está “eticamente impedido” de participar do governo, porque “há claros conflitos de interesse”. Como exemplo, cita que Paulo Guedes criou o IBMEC juntamente com o pai do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, indicado por ele ao cargo.
Em entrevista na tarde de ontem, Paulo Guedes causou perplexidade ao dizer que dólar alto é bom, porque, com a moeda baixa, todo mundo estava indo para a Disney, inclusive empregada doméstica. Para o líder do PDT, André Figueiredo (CE), com a fala, “esse ministro Pateta dá mais uma demonstração de preconceito inadmissível”. E acrescenta: “Impressionante o festival de absurdos desse lacaio do rentismo fascista”.
Na semana passada, o ministro já havia causado furor ao comparar funcionários públicos a parasitas, expressão criticada pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). “Se parasitas existem, são os banqueiros, de que o ministro Guedes entende muito. São os que levam metade da riqueza deste País”, afirmou.