PDT e outros partidos vão ao Conselho de Ética contra Eduardo Bolsonaro

PDT e outros partidos vão ao Conselho de Ética contra Eduardo Bolsonaro

“Gaiola das loucas” e “portadoras de vagina” foram palavras usadas pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) nas redes sociais, em referência às deputadas que participavam de uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que é presidida pela deputada Bia Kicis (PS–DF).

Os termos geraram desconforto aos parlamentares de diferentes partidos, que protocolaram no Conselho de Ética, nesta terça-feira (13), pedido de cassação do filho “Zero 03” do presidente Jair Bolsonaro. O pedido assinado pelos partidos PDT, PT, PSOL, PSB, PCdoB cita afirmações de cunho misógino, feitas nas redes de Eduardo Bolsonaro.

No documento, os partidos descrevem a atitude como uma “demonstração de desrespeito pelas mulheres parlamentares, em uma atitude misógina e vil”. Para as legendas, além de “grave”, a conduta do deputado é “incompatível com a ética e o decoro” parlamentar.

O texto encaminhado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cita, também, que “a igualdade entre homens e mulheres é tratada de forma expressa no inciso I, do mesmo dispositivo constitucional, vedando-se, por consequência, qualquer forma de discriminação em razão de sexo” e pede, assim, que nos termos da lei e do Regimento Interno da Câmara dos Deputados seja feita “a devida responsabilização ético-disciplinar”.

Ascom Lid./PDT