PDT e outros 6 partidos de oposição pedem que STF investigue Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral

PDT e outros 6 partidos de oposição pedem que STF investigue Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral

Os líderes pedetistas na Câmara André Figueiredo (CE), da oposição Wolney Queiroz (PE), e outras lideranças partidárias de esquerda ajuizaram, nesta terça-feira (19/7) no Supremo Tribunal Federal, uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro, por atacar o sistema eleitoral sem apresentar provas.

O ataque às instituições democráticas e de crime ao sistema eleitoral foi feito durante reunião do presidente, nessa segunda-feira (18), com embaixadores estrangeiros. A peça também indicia Bolsonaro por crime de responsabilidade, propaganda eleitoral antecipada e ato de improbidade administrativa.

No encontro com embaixadores de cerca de 40 países, Bolsonaro voltou a duvidar do sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas. O presidente também criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e afirmou que o governo está empenhado em apresentar uma “saída” para as eleições deste ano.

Na petição os parlamentares assinalaram que “o risco de rompimento do Estado Democrático de Direito praticada pelo representado é evidente, à medida que usa de seu cargo de Presidente da República para ameaçar o TSE com a restrição indevida em seu trabalho, mediante a ‘persuasão’ imperativa das Forças Armadas, que não tem nenhuma atribuição legal de participação efetiva no processo eleitoral, a não ser o apoio logístico como vem sendo tradicionalmente prestado há muitos anos, levando as urnas para os locais mais distantes no interior do país”.

Ascom Lid./PDT