Parecer do deputado Josenildo (PDT-AP) reconhece a cidade de Viçosa, em Minas Gerais, como a “Capital Nacional do Doce de Leite”. A proposta (PL 5423/23), foi aprovada na Comissão de Indústria Comércio e Serviços na terça-feira (23/05).
O Doce de Leite Viçosa é produzido pelo Laticínio Escola da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desde os anos 1980. Inicialmente, a produção do doce era destinada apenas para servir de apoio às aulas práticas da Universidade e ao consumo dos estudantes e clientes do refeitório da instituição de ensino.
A fabricação do doce ganhou escala industrial e mensalmente, são produzidos no Laticínio Escola cerca de 115 mil quilos de doce de leite, comercializados em todo o país. Estudos estão sendo realizados visando a exportação do produto.
Fundado em 1871, o município de Viçosa possui uma área de 299 km² e está situado na região sudeste do país, no estado de Minas Gerais, em região de Mata Atlântica, conhecida como Zona da Mata Mineira, a uma altitude de 649 metros.
Ascom Lid./PDT