Mário Heringer defende inclusão de leste mineiro na área da Sudene

Mário Heringer defende inclusão de leste mineiro na área da Sudene

O deputado Mário Heringer (PDT-MG), juntamente com outros parlamentares da bancada mineira, defendeu, nesta segunda-feira (9/10), no Plenário da Câmara, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 76/07, que inclui vários municípios do leste de Minas Gerais na área de abrangência da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A integração vai facilitar os municípios ao acesso a linhas de crédito especiais, a incentivos fiscais e aos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste.

De acordo com Mário Heringer, trata-se de uma medida justa. “Hoje o que se faz é justiça com uma região ainda mais aflita por conta do grave acidente da barragem da Samarco, em Mariana”, disse.

Outros parlamentares da bancada avaliaram que estudos climáticos e geográficos do leste de Minas Gerais comprovam a similaridade dos municípios dessa região com o Nordeste. Daí a necessidade de que a região, carente de ajuda, entre para a área da Sudene.

Além disso, diz o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), a região está em processo de desertificação. “O leste de Minas foi a última região explorada do estado e foi explorada de uma forma indevida: extração de mica, madeira, minério de ferro e pedras preciosas que saíram para os cofres do nosso país no Rio de Janeiro ou aqui em Brasília”, declarou.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e poderá ser votado no Plenário da Câmara nesta terça-feira (10).

Ascom Lid./ PDT com ag. Câmara