O deputado Mário Heringer (PDT-MG) apresentou emendas à proposta do Executivo (MP 712/16), que autoriza o Sistema Único de Saúde a executar medidas de combate e controle de doenças causadas pelo mosquito transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.
Entre as propostas do pedetista estão a instalação de telas protetoras em janelas dos imóveis de programas habitacionais localizados em áreas de risco, a liberação do número telefônico de emergência da Vigilância Sanitária (150) para esclarecer a população sobre o vírus e o atendimento prioritário dos pacientes com microcefalia pela Rede Sarah de hospitais.
O deputado também sugeriu que estados, municípios e o Distrito Federal observem diretrizes básicas para enfrentamento da epidemia do Zika. Quer ainda que os residentes em área de risco de contaminação pelo vírus gozem de subsídios públicos referentes aos serviços de saneamento básico.
Além dessas medidas, Mário Heringer também apresentou propostas aos ministérios da Ciência e Tecnologia, da Saúde e da Educação sugerindo o estímulo à pesquisa científica sobre o zika vírus. “Nosso mandato está realizando uma série de ações junto ao Governo Federal para ajudar o Brasil a exterminar o mosquito Aedes aegypti e acabar com o Zika Vírus, a febre Chikungunya e a Dengue”, destacou.
Ascom Lid./PDT