Leônidas Cristino solicita informações ao ministério do Meio Ambiente sobre o bioma Caatinga

Leônidas Cristino solicita informações ao ministério do Meio Ambiente sobre o bioma Caatinga

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deverá prestar ao deputado Leônidas Cristino, do PDT cearense, informações gerais sobre o bioma Caatinga. A solicitação foi feita pelo Requerimento 33/24, aprovado na quarta-feira (22), na Comissão do Meio Ambiente.

Leônidas relata que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Com 862.818 km², está inserida no semiárido e ocupa uma área equivalente a 10,1% do território nacional, englobando os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e o norte de Minas Gerais1

Segundo ele, a exploração desregrada da vegetação, como a retirada da lenha para fins domésticos e industrial está degradando o bioma. Como consequência, a fauna e plantas) e a flora são prejudicadas e ameaçadas de extinção.

“Essa intervenção do homem no meio ambiente é avassaladora e os horizontes são ainda mais desalentadores, caso não sejam adotadas medidas urgentes para inversão dos indicadores”, aponta Leônidas.

Recentemente, a Câmara aprovou requerimento do deputado para a instalação de uma Subcomissão Especial do Bioma Caatinga (SubCaatinga).

Ascom Lid./PDT